Noruega anuncia compra de sistemas de defesa aérea para a Ucrânia por 1,2 bilhão de coroas

Lançamento do foguete AIM-120C AMRAAM do sistema de defesa aérea NASAMS. Foto: Wikimedia
Sistema de defesa aérea NASAMS. Foto: Wikimedia

A Noruega destinará aproximadamente 1,2 bilhão de coroas norueguesas para reforçar a defesa aérea da Ucrânia, adquirindo equipamentos dos Estados Unidos por meio do programa JUMPSTART.

A informação foi divulgada pelo governo norueguês e anunciada pelo ministro da Defesa da Noruega, Tore Sandvik, durante uma reunião do Grupo de Contato sobre Defesa da Ucrânia, no formato Ramstein.

Investimento em defesa aérea e apoio militar

O financiamento faz parte do orçamento total de 22,5 bilhões de coroas que a Noruega destinará para apoio militar à Ucrânia em 2025 por meio do Programa Nansen.

“A Europa deve fazer mais pela Ucrânia, e a Noruega está comprometida com isso. A defesa aérea é a principal prioridade militar da Ucrânia e essencial para proteger sua infraestrutura militar, civil e a população”, afirmou Sandvik.

O ministro também ressaltou que, em 2024, a Noruega forneceu mais de 6 bilhões de coroas em sistemas de defesa aérea para a Ucrânia.

Noruega integra coalizão internacional de drones
Além do investimento em defesa aérea, a Noruega anunciou sua adesão oficial à coalizão internacional de drones para a Ucrânia.

“A Ucrânia precisa urgentemente de equipamentos militares adicionais para se defender contra a guerra de agressão russa. Drones e tecnologias não tripuladas são fundamentais tanto para proteger infraestruturas críticas quanto para uso nas linhas de frente”, destacou Sandvik.

A Noruega recentemente contribuiu com 700 milhões de coroas para uma iniciativa multinacional de compra de drones para a Ucrânia e, em 2025, parte dos recursos do Programa Nansen também será utilizada para aquisição de drones e tecnologias de defesa autônomas.

Fonte e imagens: mil.in.ua / regjeringen. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial

Back to top